Minicurso de Educação para o Desenvolvimento Sustentável é ministrado por Discentes do Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico - PPGET/IFAM

Durante a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada entre os dias 20 e 23 de outubro IFAM CMC, discentes do PPGET ministraram o minicurso intitulado “Formação de Multiplicadores em EDS: Planeta Água e a Cultura Oceânica no Território Amazônico”, atividade alinhada ao tema nacional da SNCT 2025, o objetivo do minicurso é formar multiplicadores aptos a desenvolver a compreensão, aplicação e disseminação da Educação para o Desenvolvimento Sustentável – EDS e da Cultura Oceânica, promovendo o fortalecimento da conscientização e possível mudança de comportamento socioambiental e valorização das águas no âmbito amazônico.

Compartilhar
Imagem Destacada

Durante a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada entre os dias 20 e 23 de outubro no Instituto Federal do Amazonas (IFAM) – Campus Manaus Centro, discentes do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET) ministraram o minicurso intitulado “Formação de Multiplicadores em EDS: Planeta Água e a Cultura Oceânica no Território Amazônico”, atividade alinhada ao tema nacional da SNCT 2025, o objetivo do minicurso é formar multiplicadores aptos a desenvolver a compreensão, aplicação e disseminação da Educação para o Desenvolvimento Sustentável – EDS e da Cultura Oceânica, promovendo o fortalecimento da conscientização e possível mudança de comportamento socioambiental e valorização das águas no âmbito amazônico, a duração do curso foi de 8 horas.

O minicurso foi conduzido pelos discentes:

  • Jander Ramires Rodrigues Silva – Biólogo, especialista em Docência com Ênfase na Educação Inclusiva, atuante em pesquisas sobre práticas de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). É Agente em Educação Ambiental, mestrando em Ensino Tecnológico no IFAM e idealizador da proposta do minicurso.
  • Ana Graziela Gomes Travassos – Bióloga, mestre em Ensino Tecnológico, com experiência em pesquisas nas áreas de microbiologia, micologia e meio ambiente. Atua como consultora ambiental e é doutoranda em Ensino Tecnológico no IFAM.
  • Tâina Laiandra Dias Caetano de Matos – Bióloga, especialista em Gestão e Educação Ambiental, professora da rede estadual de ensino, com atuação em pesquisas voltadas a práticas ecológicas. É mestranda em Ensino Tecnológico no IFAM.

Os ministrantes são orientandos da Professora Dra. Juliana Mesquita Vidal Martínez de Lucena. A atividade foi realizada nos dias 21 e 22 de outubro, no Laboratório de Informática da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIPESP) do IFAM, reunindo estudantes e docentes em torno de reflexões acerca dos Fundamentos da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, da Década da Ciência Oceânica, da importância da água nos ecossistemas amazônicos e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 6 – Água Potável e Saneamento; ODS 14 – Vida na Água).

O encontro também promoveu um espaço de diálogo sobre ações e soluções sustentáveis, elaboradas pelos próprios participantes, voltadas à mitigação dos impactos ambientais gerados pelas atividades humanas, com ênfase nos oceanos em escala global e nos rios da Amazônia.

Com uma proposta dinâmica, colaborativa e interdisciplinar, o minicurso buscou fomentar práticas educativas comprometidas com a sustentabilidade e com o fortalecimento da consciência ecológica, destacando o papel estratégico da Amazônia para o equilíbrio climático do planeta.

Inicialmente ofertado com 20 vagas, o minicurso superou as expectativas, recebendo cerca de 70 participantes, entre estudantes dos cursos integrados de Edificações, Informática e Química, além de professores e demais interessados na temática ambiental.

A realização da atividade contou com a coordenação exemplar da Presidenta do Centro Acadêmico de Ciências Biológicas (CACBIO), Andreza de Souza Assis, e com o apoio da Coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Dra. Samantha Ribeiro da Silva, que contribuíram decisivamente para a logística e viabilização dos recursos necessários à execução do minicurso. Destaca-se, ainda, o empenho dos monitores que ofereceram suporte aos ministrantes durante todo o evento.

Por fim, o tema do minicurso reafirma a relevância da Educação para o Desenvolvimento Sustentável como eixo formador de cidadãos conscientes, críticos e comprometidos com a preservação do meio ambiente e com a construção de um futuro mais sustentável.