Docentes do IFAM-CMC são destaque no Prêmio FAPEAM de Ciência, Tecnologia e Inovação 2025
O Prêmio FAPEAM de Ciência, Tecnologia e Inovação 2025 reconhece pesquisadores, comunicadores e professores vencedores no Amazonas pela contribuição científica, tecnológica, inovadora e pela popularização da ciência.

O Prêmio FAPEAM de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) – Edição 2025 é uma chamada pública da FAPEAM para reconhecer e premiar pesquisadores(as), profissionais de comunicação e professores(as) com atuação no Amazonas, com foco em contribuição científica, tecnológica, inovativa e de popularização da ciência.
A cerimônia de entrega da premiação da Edição 2025 ocorreu na sede da FAPEAM, em Manaus, no bairro Flores (zona centro-sul), com a presença do Governador do Amazonas, Wilson Lima.
Entre os premiados estão o Prof. Dr. Adriano Teixeira de Oliveira, vencedor da categoria Pesquisador Destaque, e o Prof. Dr. Elson Antonio Sadalla Pinto, vencedor da categoria Pesquisador Inovador, ambos docentes do IFAM - CMC.
No IFAM, O Prof. Adriano Oliveira é líder do Grupo de Pesquisa IFAM/CNPq NEIVA - Núcleo de Estudos de Invertebradados e Vertebrados da Amazônia. E o Prof. Elson Sadalla é líder do Grupo de Pesquisa Biotecnologia e Bioeconomia na Amazônia. Ambos com trajetórias voltadas para pesquisa e inovação na Amazônia.
Nesta oportunidade, o IFAM - CMC parabeniza os docentes premiados e agradece por representarem a qualidade do ensino, pesquisa e inovação de nossa Instituição.
PESQUISADOR DESTAQUE, nas áreas de Ciências da Vida, Ciências Exatas e Ciências Humanas.
Ao longo de suas trajetórias, esses pesquisadores devem ter feito contribuições significativas para a geração de conhecimento, por meio de suas pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação
PESQUISADOR INOVADOR, nas subcategorias Inovação para o Setor Empresarial e Inovação para o Setor Público.
Esses pesquisadores devem ter, ao longo de suas carreiras, contribuído com inovações, quer sejam de natureza radical ou incremental, direcionadas para o setor empresarial ou para o setor público.
Fonte: CGCE
Data publicação: 29 de Janeiro de 2026 às 22:22 Data atualização: 30 de Janeiro de 2026 às 06:58