11º SETA destaca a ciência, a arte e a identidade amazônica no IFAM Campus Manaus Centro
O Instituto Federal do Amazonas (IFAM), por meio do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET), realizou nos dias 16, 17 e 18 de outubro de 2025 a 11ª edição do Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas (SETA), no Campus Manaus Centro.

O Instituto Federal do Amazonas (IFAM), por meio do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET), realizou nos dias 16, 17 e 18 de outubro de 2025 a 11ª edição do Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas (SETA), no Campus Manaus Centro.
Com o tema “O Ensino Tecnológico, a Arte e o Diálogo com as Identidades e as Culturas Amazônicas”, o evento reuniu professores, pesquisadores, estudantes e profissionais para compartilhar experiências e promover debates sobre o papel do ensino tecnológico na valorização da cultura amazônica.
16 de outubro – Abertura, ciência, arte e empoderamento feminino
O primeiro dia de evento teve início com o credenciamento e inscrições na Sala VIP, seguido de um momento cultural de voz e violão com talentos do PPGET, a Dra. Maria Rutimar de Jesus Belizario e o mestrando Heleno Trindade de Souza abrindo no clima de celebração e integração entre ciência e arte.
A cerimônia oficial de abertura contou com a presença de autoridades do IFAM, dentre eles o Magnífico Reitor do Instituto Federal do Amazonas, Prof. Jaime Cavalcante Alves; o Diretor Geral Substituto do Campus Manaus Centro, Prof. Alberto Fábio da Silva Taveira; a Secretária Nacional de Educação Básica do Ministério da Educação, Profa. Dra. Kátia Helena Cruz Schweickardt; o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFAM, Prof. Dr. Paulo Henrique Rocha Aride; a representante do Secretário Estadual do Meio Ambiente, Eduardo Costa Taveira, a Sra. Maria Edilene Neri de Sousa e a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico do IFAM, PPGET, Profa Dra. Cinara Anic Cabral, que deram suas palavras de boas-vindas aos participantes do XI SETA, destacando sua importância para o ensino em nossa cidade.
Durante a tarde, os participantes acompanharam as Sessões de Comunicação Oral de Artigos, divididas em quatro trilhas temáticas — Gavião Real, Onça Pintada, Peixe-Boi e Boto Cor-de-Rosa —, reunindo pesquisas e experiências inovadoras em ensino tecnológico.
O auditório voltou a se encher para a brilhante e comovente apresentação do Coral da Escola Municipal Rosa Swerner/SEMED, sob a coordenação dos professores Fernanda Palheta Lopes e Jongder Dantas Lopes.
Em seguida tivemos a tão esperada Mesa-Redonda “Empoderamento Feminino na Arte e na Ciência”, com participação da Dra. Daniela Bezerra (IPDEC), da artista Handra Abreu, da educadora Silvana Barreto Oriente (SEDUC) e da artista Vanda Wilotto, sob mediação da Dra. Fabiola Nakamura, a discussão sobre temas tão sensíveis levou as lagrimas várias dos presentes no auditório Jorge Alberto Furtado.
No decorrer de todo o dia, o artista Bráulio Menezes apresentava uma exposição artística no Hall e na Sala VIP, reunindo obras que dialogam com o imaginário amazônico, suas cores, símbolos e paisagens. No palco do auditório Jorge Alberto Furtado duas de suas belíssimas obras harmonizavam o espaço de debate.
17 de outubro – Políticas públicas, formação docente e produções artísticas
O segundo dia do 11º SETA começou com sessões de comunicação oral e apresentações de pesquisas nas trilhas Gavião Real, Onça Pintada e Peixe-Boi, seguidas de um momento cultural com voz e violão no auditório, com a presença da Diretora de Extensão, Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC) Profa. Ma. Josiane Faraco de Andrade Rocha, acompanhada do mestrando Heleno Trindade de Souza.
Logo depois, a Mesa-Redonda “Políticas Públicas com Enfoque nas Identidades e Culturas Amazônicas” trouxe as contribuições do Vereador de Manaus José Ricardo, do Reitor do IFAM, Me. Jaime Cavalcante Alves, da representante da magnífica reitora da Universidade Federal do Amazonas/UFAM, Profa. Dra. Tanara Lauschner, Profa. Dra. Adriana Malheiro Alle Marie, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFAM, do representante do magnífico reitor da Universidade do Estado do Amazonas, Prof. Dr. André Luiz Nunes Zogahib, Prof. Dr. Fabio Carmo Plácido Santos, Pró-Reitor de Ensino de Graduação. Com a mediação do Dr. José Pinheiro de Queiroz Neto, docente do PPGET/IFAM, tivemos uma ampla discussão sobre o ensino no Estado do Amazonas.
À tarde, o evento ganhou força com a exposição de banners, organizada no Espaço Moranguetá, em três eixos temáticos: Mapinguari, Curupira e Vitória-régia, que se tornou um ponto de encontro entre alunos, professores e visitantes interessados em ensino tecnológico e inovação educacional.
Houve ainda o lançamento do livro “Conexões Amazônicas: refletindo sobre o Ensino e a Formação de Professores”, organizado pela Dra. Ana Cláudia Ribeiro de Souza, docente do PPGET e pela doutoranda do PPGET, Ms. Virginia Guedelho de Albuquerque Carvalho.
No momento cultural de encerramento os artistas do PPGET voltaram a trazer boa música para o auditório Jorge Alberto Furtado, com os professores do PPGET, Dr. José Pinheiro de Queiroz Neto, Dra. Maria Rutimar de Jesus Belizario e Dra. Andréa Pereira Mendonça, acompanhadas pelo músico e mestrando Heleno Trindade de Souza. Em seguida os cantores Nicolas Jr. e Márcia Siqueira, cantaram e encantaram os participantes XI SETA. Destaque para a participação da mestranda Francisca Martins de Almeida Cavalcante num belo dueto com Márcia Siqueira.
Apoio da FAPEAM, por intermédio do Programa de Apoio à Participação em Exposição Inovadoras Técnico-Científicas e Artísticas - CIÊNCIA +ART - Edital n.º 016/2024
Créditos: Ana Cláudia Ribeiro de Souza